AEITA

PRODUTO


A Associação dos Estudantes da Ilha de Itaparica – AEITA é uma associação urbana, sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades em 15 de novembro de 2013, quando 05 estudantes entre homens e mulheres, movidos pelo desejo de transformação e melhoria de qualidade de vida, pensando em dar voz aos seus próprios pais que não tiveram a oportunidade de lutar por melhorias, decidiram se unir em um movimento espontâneo em prol da comunidade local, dando início à mobilização por preço justo da balsa (travessia Mar Grande – Salvador), com o tema “A lancha é nossa?! O lucro é deles!”. Esses estudantes utilizam o transporte de ida e vinda à Faculdade para estudarem, em Salvador, morando em Mar Grande – Vera Cruz. Além de enfrentarem filas enormes no período de alta estação, eram obrigados a pagar a tarifa normal e não a de estudantes. Após essa mobilização no terminal marítimo do comércio, conseguiram a redução de 0,50 centavos na tarifa para estudantes cadastrados, porém ainda não entrou em vigor até o momento da revisão deste EVE, e a Associação continua aguardando um posicionamento da AGERBA, que mesmo após entrega de ofício, até o momento não agendou com o EES. Os estudantes fazem questão de deixar claro, que não têm viés partidário, apenas o desejo de lutar por melhorias para a comunidade em que nasceram e vivem.

Perceberam então, a necessidade de produzir de forma terceirizada e, comercializar, a lixeira em metal com a logomarca da AEITA, para ser utilizada em locais públicos, onde havia sujeiras demasiada pelo chão, advinda da população de Salvador e também local, que em época de alta estação, produziam um número maior de lixo e ao sair, deixavam as praças, passeios entre outros, locais sujos na Ilha de Itaparica, principalmente em Mar Grande – Vera Cruz, e assim, facilitar a limpeza, principalmente nessa época e seria também uma forma de ter um capital de giro para manter a Associação com custos que por vezes surgiam.

Hoje possui 400 integrantes que participam quando há necessidade, do movimento coletivo, porém apenas em média 06(seis) ficam à frente do empreendimento para assuntos adm/financeiros, embora outros já estejam sendo orientados para resolver os assuntos prioridades do EES. É um grupo informal, está localizado em uma sede emprestada à Rua João Vinagre, s/nº, Centro – Mar Grande – Vera Cruz – Bahia e em pleno funcionamento de suas atividades, que são motivadas pela ação social e pelo desenvolvimento comunitário.





Endereço: Rua João Vinagre, s/nº, Centro – Mar Grande – Vera Cruz – Bahia


CONHEÇA TAMBÉM