AFROBOGUM


A Associação Cultural e Carnavalesca Afrobogum, surgiu em 2006, por intermédio de sete amigos, que identificaram a necessidade de um trabalho cultural do Engenho Velho da Federação e decidiram criar um bloco carnavalesco para divulgar a cultura existente na comunidade local.

O empreendimento promove aulas de dança, percussão, teatro, de capoeira, iniciação musical e complementação educacional com atividades de estímulo aos jovens, na busca pelo conhecimento. A Associação atende cerca de 100 jovens e adultos da comunidade que se organizam em grupos produtivos e promovem oficinas sobre associativismo, cooperativismo, consumo consciente, preservação do meio ambiente, respeito ao trabalho humano e fortalecimento da cultura local, visando minimizar a situação de vulnerabilidade social. Periodicamente são realizados eventos na comunidade, onde os alunos realizam apresentações culturais. Esses eventos fortalecem o associativismo no bairro, uma vez que movimentam todo o comércio local, além de proporcionar o aprimoramento técnico dos alunos que são estimulados a se dedicar para realizar as apresentações. 

O bloco Afrobogum mobiliza 600 pessoas para o desfile no circuito Batatinha, no Pelourinho, dividida em alas, composta por 75 dançarinas, 40 percussionistas, 30 baianas caracterizadas, 25 criolas caracterizadas, 30 capoeiristas e a ala de foliões.






Rua das Palmeira nºv 79 Engenho Velho da Federação, 40220880 Salvador

Telefone: 71 8600-9905

E-mail: afrobogumm@gmail.com

CONHEÇA TAMBÉM