UNZÓ MAIALA


A Associação Cultural Maiala – Terreiro de Santa Luzia, foi fundada pela Mameto de Nkisi (Mãe de Santo, na tradição Banto), a Sra. Laura Mercês dos Santos. A instalação da Casa data no ano de 1959. O Unzó Maiala, além de ser um templo tradicional de Candomblé, em exercício pleno de suas funções religiosas, é também uma instituição engajada em iniciativas sociais que visam contribuir para o desenvolvimento das comunidades localizadas no seu entorno e valorizar o rico legado cultural afro-brasileiro.

 O grupo Empreendedoras do Unzó Maiala foi criado a partir das oficinas e cursos oferecidos pelo Projeto Axé com Arte (projeto financiado pela Petrobrás e em execução desde o ano de 2014). Contudo, em janeiro de 2015, as integrantes resolveram potencializar a atividade coletiva que está mais direcionada para a parte da comercialização.

 Composto por 09 (nove) artesãs, com faixa etária média de 25 anos, cujo grau de escolaridade é de ensino médio completo, grande maioria filhas da Unzó Maiala (apenas três integrantes não fazem parte do mesmo Terreiro). Elas realizam o processo de produção individualmente, nas residências de cada uma delas, estando a parte da comercialização o principal foco da atividade coletiva.

O Empreendedoras do Unzó Maiala possuem produtos na Loja no Norte Shopping.

Principais produtos: Vestimentas direcionadas para adeptos das religiões de matriz africana, com bordados tradicionais, crochê. Bijuteria, especialmente argolas com a temática étnica, roupas infantis, tecidos e oficinas de turbante.






Endereço: Travessa Padre Domingos de Brito, 34, Garcia.

Maiores informações: Mônica de Iemanjá 71 9 8837-2043.


CONHEÇA TAMBÉM